31 março 2007

...

Aniversário

Hoje o Golpe Militar de 1964 completa 43 anos. Fica aqui a lembrança sem nenhuma saudade do último assalto à República. Na hora de apagar as velinhas, desejem que este tipo de asneira não volte a acontecer...

30 março 2007

Ainda nosso talento para a bandalha

O Anônimo deixou um comentário no post anterior. E com provocações. Finalmente um pouco de interatividade por aqui. Meu caro desiludido, cá estou eu para iluminar suas misérias.
Não acredito que os Falcões estão perseguindo os clérigos da República Federativa do Brasil. Acho que mais uma vez se manifesta nossa capacidade de esculhambar. Este traço do nosso caráter se manifesta em todas os lugares, com todo tipo de criatura. Dos Neo-Pentecostais ao mais respeitável representante do Judaísmo. Como diria o EmoMané: Naum fóóódi!

29 março 2007

Política na Rede

Finalmente @ usuári@ padrão da Rede pode interferir na política institucional. Como @s leitor@s do Barômetro devem saber, um grupo de Parlamentares está na lida para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para descobrir que diabos está acontecendo com o tráfego aéreo no Brasil. Bom, nem é difícil imaginar os ingredientes do caos instalado nos aeroportos. A receita é conhecida de todos: inépcia, desonestidade, descaso, etc... Mas para convencer o Cético e tentar responsabilizar alguém, é preciso empilhar milhares de documentos, e uma CPI tem capacidade para isso.
Quem quiser pode assinar uma petição on-line. Basta clicar no link, e em poucos segundos atear mais combustível na fogueira. O militante virtual ainda pode aproveitar para conhecer o blog do Deputado Fernando Gabeira, onde está o formulário.

28 março 2007

É nóis na fita

O Washington Post deu capa para o Brasil. Deve estar esperando O Barba, que desembarca logo por lá. O Dr. Smith, que tem intimidade com a língua dos Falcões, pode conferir o mico clicando aqui. O cético pode dar um pulo no blog do Sérgio Dávila e conferir uma imagem da primeira página do jornal impresso. Quem fez dois semestres do Yagizi e tem um dicionário por perto pode ter uma idéia do conteúdo da matéria só atentando para o título: In Rio's Slums, Militias Fuel Violence They Seek to Quell. Com um pouco de boa vontade, ainda dá para sacar que o primeiro parágrafo é a descrição da execução de um militar uniformizado. Fuzilado dentro do carro. Pronto, agora o Arlindo Canalha pode posar de indignado novamente. Ou o Itamaraty, tanto faz. Sobre a Riolência, nada...

Faniquito

Prólogo
O PFL (Partido da Frente Liberal), que um dia foi parte da Arena, mudou novamente de nome. Teve uma crise de identidade e agora é DEM (Democrata). Isso mesmo, sem o Partido na frente. Vai ver algum marketeiro imagina que assim eles vão se aproximar da imagem dos Democratas norte-americanos, sei lá. Não foram os primeiros a apelar para a mudança da placa do estabelecimento, prática corrente na República Federativa do Brasil. Semanas atrás apareceu o PR (Partido Republicano). Foi uma fusão entre o PL (Partido Liberal), protagonista do Mensalão no primeiro mandato d'O Barba, com o Prona (Sei lá o que significa a sigla) do Enéas. Virou base de apoio do segundo mandato d'O Barba. Finalmente, uma base republicana para a República.
Algumas coisas que as crianças devem aprender:
O delírio
Um partido que tem como cabeças filhos de velhas figuras da política nacional não pode se denominar democrata. Deveriam escolher OLI (Oligarquia). Onde está o OLI? Procurem nos jornais. Tem o filho do prefeito do Rio de Janeiro, o neto de um Senador baiano...
O Escárnio
No seu curto tempo de vida, o PR foi anabolizado com promessas de verbas, cargos e outros mimos. As fileiras desta agremiação política estão sendo formadas com a escumalha do Congresso Nacional. Tudo para criar uma base de apoio para O Barba. Usar o nome Republicano é uma afronta a qualquer criatura com o mínimo de consciência cívica. De que República os senhores estão falando? De moradias de estudantes?
Uma ou duas apostas
O DEM vai se comportar como o PFL. Ficará latindo nos muros do Palácio do Planalto e gritando no Congresso Nacional, ameaçando morder até ganhar uma linguiça do churrasco. Cão que ladra não morde! O PR pode ser implodido pelas recentes decisões do TSE, que cria dificuldades para o troca-troca de legendas (outra de nossas manias nacionais), mas se realmente esta for a base do segundo mandato d'O Barba, temos escândalo certo para 2009.
Logo...
É torcer para ninguém lembrar de chamar o César. Ou contratar um numerólogo para as próximas trocas de nome. Funcionou com o Jorge Bem e com a Sandra Sá.

Grude Político

27 março 2007

Sobre uma cultura e sua capacidade de esculhambar

Deixo para antropólogos e historiadores da cultura brasileira a discussão sobre a existência, ou não, de uma cultura tipicamente brasileira. Mas vamos admitir, aqui, que ela existe. Seria maledicente afirmar que ela é capaz de esculhambar até o que já surge ruim?
Os reality shows sempre foram lixos televisionados. O ufanista diria que sim, e ainda completaria dizendo que é assim aqui e acolá, no Brasil ou na Holanda, onde o formato Big Brother foi criado pela empresa Endemol. Bom, o mesmo ufanista acabaria esquecendo que o Brasil é o único país que acompanha a sétima edição do programa. Nenhuma outra população acompanhou tantas edições da porcaria. Agora, é farto o noticiário sobre a subversão do formato, com a certeza de que os participantes do Big Brother Brasil 7 foram escolhidos a dedo, para gerar audiência, e seguem scripts... Bom, conseguimos esculhambar uma das piores coisas que apareceram na cultura pop nos últimos anos. Parabéns para nós! Depois fico eu a reclamar que a nossa República anda mal das pernas. Não poderia ser diferente!

26 março 2007

Sobre um Republicano

O Careca é um bom Republicano, mesmo sem ter exata consciência disso. Ele acredita que em determinados casos a República deve impor leis a parte de seus cidadãos, mesmo a revelia da vontade destes. Ao contrário da maioria das criaturas com intelecto, ele consegue estabelecer uma saudável diferença entre princípios republicanos e democráticos. A miragem de que estas duas idéias são iguais é produto dos revolucionários franceses do século XVIII (Robespierre deixou esta mistura para a posteridade em discursos proncunciados à época).
Assim pensando, o Careca está próximo aos primeiros modernos que pensaram a idéia de República, vinculando suas apreciações sobre a política contemporânea à uma tradição de séculos. O Democrata empedernido pode até não acreditar na opinião do cidadão desprovido de cobertura capilar. No entanto, seria interessante ler Republicanism, a tradução para o inglês de um livro publicado em 1999 pelo italiano Maurizio Viroli, onde através de uma história da idéia Republicana moderna o autor deixa claro que sim, o Careca está coberto de razão.
Em tempo, um agradecimento público. Eu ganhei o livro do Dr. Smith e do Valente, dois outros bons Republicanos. Gracias, muchachos!

Ainda sem saco para escrever, lá vai mais uma figurinha

24 março 2007

22 março 2007

Ainda os Falcões

Cansado de agastar a minha República, vou meter o bedelho nas coisas dos outros... Bodas de Sangue, my friend! Congratulations!

21 março 2007

Accoutability aos Acionistas

Existe uma Blogosfera. O Cético diria que se trata de uma espécie de Orkut. Fútil e inútil. Basicamente, lixo eletrônico sendo gerado ao ritmo de 70 mil novos blogs por dia. Mas serve pelo menos para gritaria. Mesmo no silêncio, como ontem, não custa lembrar. Audiência zero! Mas ainda acabo descobrindo o perfil d@s seis leitor@s do Barômetro, e acerto alguma coisa. No ritmo da República, evidentemente!
Está descrito nos jornais uma cena típica do nosso ambiente, do nosso tempo: Referindo-se aos problemas no tráfego aéreo, o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, afirmou que nem "se atreve a dar um prazo" para o fim dos desassossego. Estou "parafraseando" um articulista da Folha de São Paulo. O Emo pode arrumar uma senha para ler o conteúdo restrito aos assinantes. Mas pode confiar na citação, pois o cidadão que escreveu o texto é coerente e persuasivo, e te convence que este é o ritmo da República. A declaração da Ôtôridade é pública e cínica, e pode ser encontrada em outras fontes de notícias. (Doug, my friend, navegar é preciso!)
E eu surpreso de encontrar o mesmo ritmo na construção da Casa Cabeluda. Tenho o meu próprio apagão. No setor Imobiliário! Mesmo que eu tenha que agredir o Português, fica aqui um rascunho público. Mas quero que meu desempenho na blogosfera seja avaliado no mesmo sistema republicano do Planalto: nem me atrevo a dar um prazo para a audiência do Barômetro Político melhorar. Ou para a entrega da Casa Cabeluda, evidentemente!

20 março 2007

Emoção

Ninguém leu o Barômetro hoje. Estou orgulhoso...

Já vai tarde

Junto com o Balbinotti, lé se foi o verão. Nenhum dos dois deixa saudades...

Tô cô Emo - ainda

A nossa geração é degenerada, como de resto foram todas as outras que nos precederam. Pelo menos até onde a vista do Dr. Smith alcança, e isto é um horizonte de respeito. Como às outras, nos resta a esperança nas próximas. Por isso continuo com o Emo. Pós-nacional. Pós-embratel. Cada vez mais Pós-microsoft. Pós-gênero. Perder as qualidades da língua talvez nem seja um preço alto a pagar para construir uma cultura que pode expressar que somos Human@s. Uhualll!!!

Esquizofrenia


Segundo a Wikipédia, esquizofrenia é uma doença mental grave que se carateriza classicamente por uma colecção de sintomas, entre os quais avultam alterações do pensamento, alucinações (sobretudo auditivas), delírios, embotamento emocional, com perda de contato com a realidade, causando, talvez, um disfuncionamento social crônico. O Maria Antonieta do Planalto teve isso (devidamente comprovado numa crônica do Luiz Fernando Veríssimo) e O Barba finalmente foi diagnosticado pelo Angeli. Ok, a Wikipédia anda desacreditada, mas a República não anda melhor...

19 março 2007

Olha o Moka

Um indicado para substituir o ex-quase Sinistro Odílio I NO CEN TE Balbinotti é Waldemir Moka (PMDB -MS). Da Bancada Ruralista, na ficha do cidadão consta uma acusação de nepotismo cruzado (detalhes aqui) e a ligação de seu nome com o escândalo das ambulâncias (os Vedoin, alguém lembra?) que pode ser acompanhada aqui. Coitado d'O Barba. Não vai arrumar um Sinistro com reputação ilibada. Também, quem precisa destes luxos? E ao encontrar um cidadão com uma reputação digamos, Republicana, difícil vai ser convencer o Honesto a participar da empreitada...

Classificados do Planalto

Procura-se novo Sinistro da Agricultura. Salário e vantagens compatíveis com o cargo. Candidatos devem procurar O Barba, preferencialmente com atestado de idoneidade.
Resolvi ajudar o Primeiro Mandatário da República, pois sozinho o hômi não está conseguindo se virar. Agora que o Balbinoti é passado, já noticiam que outro indicado (Valdir Colatto - SC) tem lá suas pendências com a Dona Justiça. O sujeito nega, evidentemente. Quem quiser acompanhar a comédia, pode dar um pulo no blog do Fernando Rodrigues.
Pobre d'O Barba. Não encontra um homem probo para tocar a Agricultura...

Foi-se o Balbinotti

Do céu ao inferno em menos de uma semana... Fazer parte do Governo d'O Barba é sempre emocionante. A possibilidade de virar uma fritada é real, e o ex-quase-Sinistro da Agricultura agora sabe disso melhor do que ninguém.
Eu fiquei fora do quartinho por 24 horas, e quando voltei o sujeito já tinha "desistido" do cargo. Ganha a República, evidentemente. Mas ainda ficamos com os aloprados, que não foram capazes de antecipar o que aconteceria quando indicaram para um Sinistério um cidadão às voltas com problemas na Justiça.
Ou não ligaram mesmo. Qual homem público brasileiro não tem um processo nas costas? Todos como Balbinotti: I NO CEN TES!

16 março 2007

PDS

Depois do PAC (Plano de Aceleração do Colapso) e do PDE (Plano de Dexxistêincia da Educação), eu exijo o PDS (Plano de Definição de Siglas). Siglas, eu quero siglas...

Risonho

O risonho do meio é o escolhido para Sinistro da Agricultura pelo O Barba, Odilio Balbinotti (PMDB-PR). A criatura, além de ser investigada por falsidade ideológica pelo Supremo Tribunal Federal, também é réu em outros processos no Paraná. Num deles, é acusado de ter sido beneficiado por um esquema de desvio de recursos em Maringá no ano de 1998, quando recebeu cheque de R$ 91 mil da prefeitura na conta de uma de suas empresas, a Produquímica, informa a FSP no Painel. O talvez Sinistro não deveria rir tanto. A palavra d'O Barba não vale muita coisa, e dependendo da temperatura do noticiário, Balbinotti pode perder o Sinistério. É esperar para conferir....

Mapa das cidades brasileiras

15 março 2007

Sinistro

Hoje acordei ao som do noticiáro da CBN, informando que O Barba escolheu parte de seu novo Sinistério (a expressão foi criada pelo José Simão). Depois de meses de negociatas, o sujeito arruma um produtor rural investigado por falsidade ideológica para ser Sinistro da Agricultura. Indagado sobre este detalhe, o novo Sinistro ficou amuado com os jornalistas. Inconvenientes! Ficar tocando neste tipo de assunto...

Procurando o Ponto G

14 março 2007

Alfabetização na cartilha d'O Barba

O Barba anda uma parada. Cheio dos sorrisos e das alegorias para falar de sexualidade e saúde. Fica a sugestão para as cartilhas que alfabetizarão os cidadãos e cidadãs da República: Ivo viu a vulva da Vivi.

Palhaçada (como diria o Careca)

Cada vez que um dos leitores do Barômetro ver um palhaço de verde & amarelo, deve lembrar que parte do dinheiro para montar o picadeiro foi retirada do Ministério das Cidades. Depois, não adianta reclamar quando arrastarem outras crianças por ruas escuras...

Uma onomatopéia

Pan é o barulho da bofetada na face de cada cidadão desta República. Não bastasse fazer festa para inglês ver, construindo uma estrutura gigante para organizar um evento que será, sobretudo, midático, agora estamos retirando recursos de coisas importantes. Uma Medida Provisória assinada pel'O Barba libera R$ 100 milhões para tentar acabar as obras do evento. A Zelite, que vai acompanhar extasiada o Pan, pode ler a notícia na Folha de São Paulo de hoje. A patuléia, que vai ver sumir R$ 16 milhões da saúde e R$ 43 milhões do urbanismo e saneamento, pode ler os detalhes da indecência no Contas Abertas. O leitor atento vai notar que tiraram dinheiro da Defesa (olha o caos aéreo), Trasportes (olha o caos das estradas), etc... Acabo desistindo desta merda.... Ainda estou esperando a receita para os explosivos caseiros!

13 março 2007

Joost

Se algum dos leitores é usuário do Joost beta, agradeceria receber um convite para participar. Grato!

Favor inserir numeração

By the whay, a Cidade Maravilhosa já conta 353 mortos e 226 feridos desde 01/02/2007. Mortes do conflito civilI. Idosos, fumantes e motoristas alcoolizados estão em outras listas. O Doug deveria navegar um pouco e dar uma olhada no Rio Body Count...

Recalcitrancias (se é que a palavra existe)

Ando um mala sobre vários assuntos. A violência urbana é um deles. Nas duas últimas semanas importunei três turistas frances@s com uma síndrome de terceiro mundo: a violência está realmente muito diferente, mais intensa e randômica, o problema é gigante, etc.. Mas não consigo me livrar da síndrome enquanto ler jornais. É difícil não topar com maluquices. Agora, estamos numa época de alvejar estudantes. Depois de arrastar crianças, prática de tiro. Duas modalidades para o Pan. Podem escolher a notícia, elas se sucedem como ondas. Deixo uma aqui. Escrúpulos empiristas...

Aposta

Tenho cometido abusos retóricos, ao apostar que a historiogafia da política brasileira vai indexar o Governo d'O Barba na mesma página do Governo Collorido. Evidentemente, é uma assertiva irresponsável, já que os historiadores são péssimos videntes. Mas hoje está sendo noticiado que uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo perguntou o seguinte: qual partido tem mais corruptos? 30% dos entrevistados cravou PT! Antes da gritaria, deve ficar dito que a Fundação é vinculada ao PT. Logo, desta vez não dá para culpar a Mídia Burguesa, esta mentirosa. Procurem a notícia. Está no Estado de São Paulo, nos noticiários da CBN e tem um post no blog do Reinaldo Azevedo, onde os seis leitores do Barômetro podem conferir um trecho da matéria do Estadão e ainda acompanhar o comentário conservador sobre o assunto.

12 março 2007

Quem vai pagar a festa?

Informa Elio Gaspari, na sua coluna de ontem na FSP:
"A conta do Pan, orçada em R$ 409 milhões, já está em R$ 3,2 bilhões."
É 0 meu, o seu, o nosso dinheiro...

Lembrancinhas

Sugestão

09 março 2007

Abafado...

Calor! Trabalho por fazer... O Bêbado do norte visitando o Bêbado do sul... Ameaça de trovoada e a Casa Cabeluda ainda sem telhado... Faltou alguma coisa? Sim, continuo sendo extorquido pela máquina arrecadadora... Alguém tem receita para fazer explosivo caseiro?

08 março 2007

...

O Rio no clima do Pan

A dica é do Treviso...

07 março 2007

Um quase manifesto

Precisamos de novas categorias da Teoria Política para nomear esta máquina monstruosa de arrecadação que achaca cotidianamente os cidadãos da República. Eu me declaro inimigo do Estado brasileiro e desconfio de todos os homens e mulheres que ocupam cargos eletivos em sua estrutura. Eles acabarão por destruir a República, sorvendo seus recursos de forma vil.

06 março 2007

Veja só...

O caráter d'O Barba pode ser medido pela renúncia do Tio Jobim. Ele era candidato a presidência do PMDB (Partido Monstro do Brasil) com o apoio do maiorpresidentequeestepaísjáviu. Pois o Jobim que não é maestro levou uma rasteira d'O Barba na reta final. Bem feito! Finalmente um fim no despropósito que seria um ex-ministro do STF na presidência de um partido político.

Costurando a política

Clodovil Hernandes (PTC-SP) está trabalhando. Já apresentou sete projetos de lei. Um contraste com a disposição de Frank Aguiar (PTB-SP), que ainda não mostrou a que veio. Deve estar afinando o teclado. A notícia foi dada pela Mônica Bergamo, na sua coluna de hoje na Folha de São Paulo.
Fui dar uma olhada nas propostas do Estilista. Tudo muito relevante:

- PL-255/2007 - Proíbe a fabricação e comercialização de produtos de qualquer natureza, destinados ao público infantil, reproduzindo a forma de cigarro e similares;
- PL-254/2007 - Acrescenta alínea ao art. 20 do Decreto-Lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, que "Dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, regula as operações de seguros e resseguros e dá outras providências. Explicação: Institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil dos promotores de eventos recreativos, artísticos ou culturais por danos ao público;
- PL-218/2007 - Condiciona a concessão de reajustes nas tarifas ou preços praticados pelas empresas prestadoras dos serviços públicos que especifica à prévia realização de audiência pública;
- PL-217/2007 - Dispõe sobre a garantia de imediato atendimento médico, psicológico e social às vítimas de violência sexual;
- PL-207/2007 - Dá nova redação ao artigo 2º da Lei nº 9.870, de 23 de novembro de 1999, obrigando o estabelecimento de ensino a divulgar a lista de material escolar quarenta e cinco dias antes da data final para matrícula;
- PL-206/2007 - Autoriza o enteado a adotar o nome de família do padrasto. Explicação: Altera a Lei nº 6.015, de 1973.

Ok, o Projeto de Lei 217 é relevante. Parabéns ao Deputado. Quem sabe ele melhora ao longo da Legislatura, e a exemplo da regra sobre as pessoas que sofrem agressão sexual, acabe deixando boas leis para a República. Já o Cãozinho dos Teclados precisa se antenar. Do contrário, sua contribuição política será tão importante quanto sua produção artística. Êta nóixxx!!!

A popularidade do George na Guatemala

Piada

Roubei esta do José Simão. O Bush vai visitar o Brasil, e um dos assuntos que ele vai discutir com O Barba é a importância do álcool. O mediador da conversa vai ser o Zeca Pagodinho...

Ainda uma imagem

O leitor exigente pode reclamar que aqui não se escreve mais. Bom, ele tem razão. Ando sem vontade de escrever. Começar por onde? Misturando violência, crianças e barbárie, esta charge do Angeli é primorosa. Uma espécie de panorama onde se desdobram os dramas que acabam chocando a classe média, apavorada com a segurança dos seus filhos, sem levar em conta que a paz social só será alcançada quando os filhos dos outros tiverem ao alcance mecanismos para transcender a miséria que campeia solta por aqui. Aliás, é sempre bom dar uma olhada nas linhas do Angeli. O Millor Fernandes é quem nos sugere isso, quando diz que o nome do cartunista é o anagrama perfeito para genial...

05 março 2007

Quem assume o flagrante?

Política Familar

É uma injustiça criticar o Legislativo federal. Os bons homens públicos que ocupam as cadeiras do parlamento estão sempre trabalhando para melhorar a vida da população. Mas tudo a seu tempo. Como a atual legislatura está apenas no começo, os parlamentares, como bons homens de família, estão primeiro resolvendo a situação dos seus. Matéria da Folha de São Paulo de hoje (a Zelite pode ler aqui) informa que 68 parlamentares já empregam parentes no Congresso, gerando uma despesa de R$ 3,6 milhões por ano. Tudo pago pela Viúva.
O conformado vai dizer que o montante gasto é pequeno, levando-se em conta o gigantismo dos orçamentos públicos da República, mas o Careca ficaria indignado com o nepotismo, bom Republicano que é.
Calma Careca, a coisa nem é tão ruim, pois a FSP cometeu o erro de contar os cunhados, que como todos sabem, não constitui relação de parentesco. A melhor reação foi do Deputado Jair Bolsonaro (PP -RJ), que como bom saudosista da Ditadura, usou da truculência para responder aos repórteres: "Vocês só fazem matéria para f... a gente. Não quer saber se é competente, se não é. Só quer saber se é parente. Se é parente, é f.d.p. E esculacha o nome do parlamentar (...) Pode escrever isso aí".
Alguém se solidariza com o nobre parlamentar?

Coleira

02 março 2007

?

O Barba sai com cada uma. Deixa o homem calado! Sobre o PIBinho de 2006, durante um café da manhã com jornalistas, o maiorpresidentequeestepaísjáviu declarou o seguinte: "A área econômica está blindada pelo sucesso". O leitor pode escolher sua alternativa:
a) O cidadão surtou;
b) Ele está se referindo exclusivamente aos negócios de Fábio Luiz;
c) Ele vai lançar o PAC (Plano de Aceleração da Cretinice).

O tamanho de um estadista

01 março 2007

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Uma tragicomédia para esta quinta-feira. Numa entrevista à Radiobrás, o Diretor do Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE), Adriano Pires, diz que há risco de apagão em 2009 se o país atingir as metas do PAC (Plano de Aceleração da Catástrofe). Segundo o cidadão, como faltou investimento em infra-estrutura nos anos anteriores, não teremos energia para sustentar o crescimento da economia prometido pelo Planalto. Então, ficamos assim: se o plano d'O Barba funcionar, o país fica no escuro. É absurdo, mas temos que torcer para que a nossa economia contine patinando. Do contrário, nada da PlayStation no ar-condicionado...

Eu mereço...

Pois não é que o Brasil é feito de crentes? Ontem brinquei com o Valente, mas a verdade é que a esperança ainda é um traço do tipo nacional. O Painel da Folha de São Paulo noticia que uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipso (alguém conhece?) indica que nas regiões metropolitanas 79% dos entrevistados tem uma opinião favorável ao PAC (Plano de Aceleração da Crendice). Quer mais? 82% acreditam que o plano ajudará o Brasil a crescer economicamente e 65% acham que o plano é "de verdade". Vou ligar para o Margarina, e ver se ele me manda um PAC (Plano de Aceleração da Construção) para tirar a Casa Cabeluda das fundações...