31 janeiro 2007

Política Rastaqüera

Até hoje, só conheci uma pessoa que realmente se incomoda com a existência do Senado brasileiro. O Doug detesta a instituição. Considera um despropósito a manutenção de um mecanismo republicano destinado a dar voz aos mais conservadores dos nossos cidadãos. Ele se declara Unicameral. Esta é sua principal bandeira política, desde que as vermelhas desbotaram. Ele adoraria saber disso. Na eleição para a Presidência do Senado - SIM lá também tem eleição - até gabinetes estão sendo utilizados como moeda para compra de votos. Segundo a Folha on-line, O senador José Maranhão (PMDB-PB) pediu um favor, para votar em Renan Calheiros (PMDB-AL): queria um gabinete melhor. Foi prontamente atendido. Ficou com o gabinete do próprio Renan Calheiros.
A fisiologia é uma praga para qualquer república. Neste micro-exemplo, é evidente que a política brasileira é rastaqüera na sua essência. Os mínimos atos políticos são guiados por conveniências e interesses estreitos, de curtíssimo prazo. Uma conveniência geográfica orienta o voto para a escolha do ocupante de um dos postos chaves da República. É neste ritmo que o PAC vai ser debatido. A nossa sorte é a pouca qualidade do nosso Congresso Nacional. Se ele realmente fizesse sua parte, era capaz do país crescer no ritmo prometido pelo O Barba, e o país ficaria no escuro em 2010. O aviso sobre o apagão de 2010 está aqui.

...

Absurdo por absurdo, prefiro o lúdico...

Atacado

30 janeiro 2007

Ventania


As Birutas estão em polvorosa. Assim não dá para brincar! Manchete da Folha on-line:

Às vésperas da eleição, PR filia 11 deputados e detona troca-troca partidário

Política Embaraçada


Não dá para fazer politica sentindo embaraço na exposição. Os Três Patetas são Birutas. Larry disse que o partido de Moe já tinha um bom lugar, ocupado pelo O Barba. Acumular o controle do Congresso Nacional poderia ferir o equilíbrio republicano dos poderes. Moe ficou chateado, e chamou Larry de ingrato. O Barba mandou um assistente dizer que a preocupação republicana de Larry era inadequada e deselegante. Moe perdoou o ingrato. Tocado pelo vento, Larry disse que a preocupação era apenas uma opinião, e que de sua parte o assunto está encerrado. Ãh!?!? A mídia burguesa pergunta o que relamente Larry quer dizer, e ele repete a frase que provocou o embaraço. Durante todo o tempo, Curly apenas esteve em cena. Sorrindo. Assim a coisa vai lenta como a construção da Casa Cabeluda.
A versão envolvendo estrelada pelo O Barba, com a participação de Arlindo Chinaglia, Aldo Rebelo, Grustavo Fruet e Ricardo Berzoini pode ser conferida na Folha on-line.


Ainda o aquecimento

Sexta-feira serão divulgados novos dados sobre o aquecimento do planeta, quando o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), deverá divulgar sua mais recente avaliação da ameaça trazida pelo efeito estufa. As informações serão divulgadas sob os auspícios da ONU. Logo, não é qualquer bobagem de ambientalista radical.
Antes do anúncio oficial, a imprensa já começa a divulgar uma amostra do tamanho da encrenca, repercutindo estudos feitos em vários centros de pesquisa. No geral, as notícias pioraram. Aparentemente, o Ocidente caminha para algum luga não muito aprazível. E vai levar a Terra com ele. E dá-lhe Plano Econômico para acelerar a queima de recursos. O PAC não faz uma mísera referência ao meio-ambiente. E olha que o único Ministério republicano do Brasil é justamente comandado por Marina Silva. Para os cético, alguns detalhes do caminho que nos levarão, segundo a ONU, ao buraco, podem ser conferidos aqui, aqui e aqui. As informações sobre o Relatório da ONU podem ser lidas aqui.

Repensando a Física

A Tv Câmara realizou um debate entre os Três Patetas. E está reprisando o evento constantemente. A Dona Zelite, que tem net, pode acompanhar neste momento a contribuição da República para a subversão das leis da física. Está demonstrando que o som - SIM - se propaga no vácuo.

29 janeiro 2007

Um pouco de fé

Nem tudo está perdido. Uma novena com a Menina Pastora Louca ainda pode transformar a eleição da Câmara dos Deputados em algo sério e republicano.

Moe, Larry & Curly





A biografia dos personagens pode ser conferida aqui.

Sucesso

Crescimento

Uma bobagem esta mania de falar mal da economia do Brasil. Quem realmente trabalha, rapidamente nota os resultados de seus empreendimentos. Os ineptos e os incapazes ficam apenas reclamando, sem notar que existem diversos exemplos de sucesso, comprovando que a nossa economia vai muito bem, obrigado.
Três casos de sucesso: os três candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados. Todos tiveram expressivos aumentos de patrimônio nos últimos quatro anos. O campeão é o candidato do PT, Arlindo Chinaglia, que teve um aumento de 179% no seu pé de meia. Aldo Rebelo e Gustavo Fruet foram menos agraciados, mas também obtiveram sucesso. O comunista conquistou um aumento 45,6% nas suas posses, enquanto o tucano emplacou 41,5%. Estes numeros acabaram de ser divulgados, e podem ser conferidos nos jornais de hoje. Evidentemente, a imprensa burguesa apontou inconsistências nestes ganhos, mas é simplesmente ignorância econômica, de quem não consegue ser um empreeendedor de sucesso. Depois o Trevisol e o Sagaz ficam reclamando que o ambiente econômico brasileiro nao é propicio para o empreendedorismo. Eles estão é no ramo errado... Quem realmente trabalha ganha muito dinheiro.

28 janeiro 2007

Vai tentando

26 janeiro 2007

Software livre

Gosto de pensar na politica como algo largo, manifesto nas minimas coisas. Por exemplo, a politica envolvida na escolha de como se relacionar com a informatica. Fica aqui um manifesto pelo software livre. Quem quiser ler um pouco mais, pode consultar www.gnu.org


"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Marasmo (com o teclado ainda manco)

Calor... A modorra toma conta. o pac existe? a dilma diz que sim. o jose sugere que nao. criam neologismos para dar sentido ao vazio e ao absurdo. um pactoide do tamanho da internet. o barba na Suica. o outro jose andando por ai. acho que fica tudo como antes, e segue o adagio... logo esquecemos do tal pac. talvez acompanhando a tal eleicao no congresso, na proxima semana. pelo menos agora tenho barulho na janela. alguma coisa caminha na republica.
Meu teclado esta sem algumas funcoes. Nao eh o caso das MaIuScUlAs, que funcionam bem. Escrevi tudo com letra pequena propositalmente. Do tamanho dos envolvidos na tal procura do pac. Nao falo mais sobre isso.

Marginal Virtual

Finalmente, estou me libertando da Microsoft. Evidentemente, nao e facil. Um exemplo e meu teclado, que continua desconfigurado. Eliminei o Windows do meu pc. Agora, sou usuario Linux, com uma versao brasileira chamada Kurumin. A exemplo do teclado, ainda tenho que resolver outros pequenos problemas, mas a coisa e interessante. Devo postar com uma frequencia ainda menor do que de costume, enquanto estiver aprendendo a utilizar o novo sistema. Pagar por software, nunca mais... Ser tratado como ladrao pela Microsoft is the end of the picade...

Jura

25 janeiro 2007

O PAC do Meirelles

O Barba não contava com a astúcia da Banca. Ele não sabia que o Meirelles tem o seu próprio PAC faz tempo (Programa de Atraso do Crescimento). Só isso explica a redução ridícula da Selic, anunciada ontem. Com os juros mais altos do mundo, só milagre para nos tirar do atoleiro. O Barba deveria pedir que a Banca ajudasse na empreitada, já que foi o único setor da economia que bateu recordes de lucratividade nestes anos FHC-Barba...

24 janeiro 2007

Quem pode, pode....

Da FSP de hoje:

"A Folha apurou que, se o BC optar por um corte menor do que 0,5 ponto percentual, Lula pedirá explicações a Meirelles, com quem viaja hoje a Davos (Suíça). Mas Lula não está disposto a transformar isso numa crise. Sua energia está voltada para levar o PAC a produzir resultado."

Então, ficamos assim. Formalmente, o Banco Central não é independente. Logo, o Presidente da República deveria, pelo menos, dar os contornos gerais das ações da Instituição. Mas como se depreende da notinha acima (e sempre devemos olhar com cuidado as narrativas da imprensa burguesa) O Barba até espera juros mais baixos para ajudar seu PAC, mas depende da vontade superior do Meirelles, amigão da banca. O Barba Cordial nem pensa em discutir. Deixa o homem viajar!
Quando o FHC nomeou o Armínio Fraga para o posto, circulou a piada de que teriam colocado a raposa para cuidar o galinheiro. É possível encontrar charges com esta idéia, nos arquivos da imprensa. Agora, como ficamos? Aparentemente, as raposas estão gerenciando o galinheiro. É capaz de não sobrar nada, nem para uma canja rala...

E os juros?

É hoje. O Copom deve divulgar a nova taxa selic. Bom, O Barba espera uma queda de 0,5 pontos, mas a imprensa divulga hoje que ele não gostou da estocada que o Mantega deu no Meirelles, na esperança de convencer o sujeito a fazer a sua parte para decolar o PAC. Agora é esperar. Se a taxa de juros no Brasil continuar onde está, necas de participação da Iniciativa Privada no esforço de desatolamento do País. E fica confirmado que o PAC é falação oca...

23 janeiro 2007

:)

Outlaw!!! Hehehehe....

Roubei a foto do Josias de Souza nos bastidores do poder

TOC

PAC - Programa de Aceleração da Cretinice

Plano de Aceleração de Celeumas

Da FSP de hoje:

"Insatisfeitos por não terem sido consultados antes do anúncio do PAC, governadores de oposição criticaram a formatação do pacote e decidiram apresentar, com o apoio de governistas, lista de reivindicações em 6 de março, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

Milagreiro

22 janeiro 2007

E vamos ao absurdo...

PAC - Programa de Aceleração do Ceticismo

Os dois leitores do blog podem sugerir outras interpretações para o sigla do Plano d´O Barba. Prometo publicar para ser lido por nós três...

O natimorto

Dia especial em Brasília. O Barba recebeu a maior coalização da República desde os anos verde-oliva para apresentar um conjunto de medidas que finalmente encaminhará o crescimento da economia nacional. Tentei não ver as imagens e evitei prestar atenção nas falas. Fico constrangido no lançamento destes planos. Quem nasceu depois de 1970 conhece de vista vários deles. Hoje, com as facilidades tecnológicas, a coisa vira um evento. Coletivas concorridas, debates com especialistas na tv, tentando dar sentido à retórica governista. Normas. Medidas. Crifrões. Agora vai, grita o otimista!
Lá no meio das tais medidas, um detalhe. Dos R$ 503,9 bilhões de investimento em infra-estrutura para nos tirar do atoleiro, O Barba e toda claque só podem pensar em aplicar R$ 67,8 bilhões, montante que estará sob o controle dos gestores públicos via Orçamento da União nos próximos quatro anos. Os outros R$ 436,1 bilhões virão de estatais e da iniciativa privada. Ainda bem que temos o maior líder que já existiu ou existirá, capaz de mobilizar todos estes interesses para alcançar estas metas. O resto das medidas, só a espada guerreira pode nos dizer o que significarão...
Escolher nome e preparar evento de lançamento dá certo no ramo imobiliário. Em política, coisa que começa assim já acabou. Êta nóis! Como diz o Bruxo: ...mas eu sou brasileiro, não desisto nunca!

Obs: Os números são do Josias de Souza Nos Bastidores do Poder

18 janeiro 2007

...

17 janeiro 2007

Uma nota

Devo ao Treviso a lembrança para o seguinte detalhe. O Poder Público conta com a ajuda da Iniciativa Privada no esforço de treinamento da população para enfrentar as catástrofes climáticas. É a única explicação para o desabamento de uma obra que era realizada por um consórcio formado por cinco gigantes da construção civil, que juntas faturam anualmente US$ 3,5 bihões. Como é que os ineptos venceram a licitação? Como corrupção é algo raro no Brasil, só pode ser treinamento mesmo... Corrida em deslizamento contra o relógio!

16 janeiro 2007

E vai?

Estou acompanhando a distância o noticiário político. Só fico sabendo de alguma coisa quando sou pego de surpresa. Sobre a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, uma aposta com o Dr. Smith: a Síndrome Severino está incubada... Mas não devemos perder as esperanças. A República é pródiga ao nos oferecer surpresas. O outro diria que são exatamente estas surpresas que acabam dando o tom da sinfonia.

Buraco

10 janeiro 2007

Alagados

Acho um saco quando ficam repetindo que os homens públicos brasileiros não são capazes de organizar as coisas para as gerações futuras. Infâmia!
Os recentes episódios envolvendo as chuvas em várias regiões da República mostram que finalmente o caos urbano que caracteriza as cidades brasileiras vai ter uma utilidade: seremos os humanos mais preparados para enfrentar a elevação dos níveis dos oceanos...
(Ainda obcecado com o Aquecimento Global)

Na lida

O Careca costumava dizer que eu era um picafumo, pois morava num morro numa casa de madeira. Pois nem imagino o que ele diria agora, que nem a casa de madeira tenho mais. Sobraram os entulhos... Tá bom!
Pior que não ter mais casa, é começar a descobrir que o conservadorismo está cada vez mais próximo. Li outro dia uma matéria sobre o Paulo Francis. Lá pelas tantas, uma lista dos livros considerados fundamentais pela figura. Dos dez, já li sete. E consigo conversar sobre o conteúdo de quase todos os sete. O problema continua sendo Machado de Assis. Confundo os personagens de Dom Casmurro e de Memórias Póstumas de Brás Cubas (mas pelo menos eu sei onde está a moça dos olhos de ressaca).
Logo: 1) não tenho casa; 2) li o que um assumido representante do conservadorismo considera fundamental para a ilustração de uma criatura; 3) dependo da boa vontade de três cidadãos que estão retirando os entulhos da minha casa em ritmo de Congresso Nacional... Dr. Smith, estamos irmanados na pipineira...

05 janeiro 2007

Progesterona no Congresso Americano

Ok, é a última vez que gasto teclado com o pessoal do Norte. Mas eles são interessantes. Cometem barbaridades, mas garantem espaço para coisas boas como uma mulher assumindo uma posição de destaque na República. Que a Nancy Pelosi, eleita nova presidente da Câmara, seja um digno contraponto aos Falcões instalados na Casa Branca.